Resumo do projeto

 ESTUDOS DE MÉTODOS PRECISOS PARA PREVENIR E TRATAR OS PORTADORES DA DIABETE


Esta pesquisa está voltada ao estudo de métodos precisos para prevenir e tratar com uma dieta saudável os portadores da diabete.Tem como objetivo geral conscientizar os portadores da diabete de como tratar e prevenir essa doença. Como objetivos específicos orientar através de folders as pessoas que não têm conhecimento algum sobre essa doença; mostrar que todos os diabéticos são capazes de viver bem com uma boa alimentação. As principais hipóteses dessa pesquisa são: o consumo de alimentos saudáveis como verduras, legumes, entre outros alimentos; atividades físicas regulares; controlar o índice de açúcar no sangue, através de exames de rotina; e reduzir o consumo de bebida e de refrigerante.
A  diabete é uma doença metabólica que se caracteriza pelo aumento do nível de glicose no sangue(hiperglicemia).Para que as células funcionem adequadamente precisa-se da glicemia.Porém para que a glicose penetre nas células é preciso de um hormônio chamado insulina.
A diabete tem vários sintomas como sede, fome, perda de peso, entre outros.A diabete também pode ser assintomática, que não apresenta nenhum sintoma.
Existem vários sintomas de riscos, entre eles: a obesidade, o consumo em excesso de açúcar e gordura. As possíveis complicações que pode ocorrer é o derrame cerebral, hemorragias na retina, cegueira, infartos, aumento do colesterol e dos triglicérideos, distúrbios de cicatrização e amputações. Na alimentação é recomendado evitar a ingestão de doces, evitando também massas elaboradas com farinha branca e arroz branco. Esses itens devem ser evitados, pois possui alto índice glicêmico.
Diabete tipo 2: o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem a esse hormônio. A diabete tipo 2 existe uma combinação de 2 fatores; a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação conhecido como resistência a insulina. Geralmente o diabete tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2, ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Pré-diabetes: é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença.
O diagnóstico da diabete normalmente é feito usando três exames: glicemia de jejum, a hemoglobina glicada e a curva glicêmica. O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável e o controle da glicemia, a fim de evitar possíveis complicações da doença. Os principais cuidados para tratar o diabetes incluem exercícios físicos, controle da diabete, verificar a glicemia e dormir bem. o diabético não deve ficar por mais de três horas sem se alimentar. O ideal é fazer várias refeições ao dia para evitar a grande descarga de glicose na corrente sanguínea na hora em que o paciente fizer uma refeição farta demais
Para a realização da pesquisa elaboramos um folder para a conscientização das pessoas sobre diabete; aplicamos um questionário nas turmas do ensino médio politécnico do Colégio Estadual Barro Vermelho; e convidamos uma profissional da área da saúde para uma palestra aos alunos.
Com a realização do estudo, aproveitamos todas as oportunidades de explorar os nossos conhecimentos que adquirimos, sanando nossas curiosidades e dúvidas sobre o assunto.



                                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário